O Documentário Blackfish


Dogwoof_Documentary_Blackfish_Quad_New_1600_1200_85

Eu já fui ao Sea World duas vezes. Não tem como negar que a apresentação feita com as baleias do parque (chamada de Believe) é a atração principal para qualquer visitante. A performance é daquelas que abre um sorriso na gente, que nos faz vibrar e bater palmas, que nos faz achar incrível como um animal daqueles pode agir junto aos treinadores. É, as baleias dão um verdadeiro show. O problema é quando o show não sai como planejado.

No dia 24 de Fevereiro de 2010, uma das treinadoras mais experientes e queridas do parque sofreu um acidente durante a performance principal. A baleia (macho, a única do parque, chamada de Tilikum) puxou a treinadora Dawn Brancheau para o fundo da piscina e acabou matando ela. Nos jornais e notícias do acidente, a principal explicação para a polêmica situação era que Dawn estava de rabo-de-cavalo, e por isso o comportamento da baleia foi alterado. Bom, e foi a partir dessa “explicação superficial” que a diretora Gabriela Cowperthwaite decidiu aprofundar mais o assunto no documentário Blackfish, colocando ainda em debate outros acidentes parecidos e que acabaram sendo “abafados” pelas empresas para não perder sua popularidade.

Blackfish parte de um pressuposto: nunca capture o que você não pode controlar. O documentário faz uma profunda análise dessa vida das baleias em cativeiro e dá ênfase à baleia Tilikum e sua trajetória até o parque do Sea World. Pra ficar por dentro, assista o trailer abaixo:

O documentário trouxe tanta repercussão que o parque SeaWorld sofreu uma queda na venda de ingressos e na sua popularidade. Até mesmo um dos treinadores se recusou a fazer uma apresentação após assistir ao filme. De qualquer forma, não acho que nosso papel aqui seja se voltar contra a famosa rede de parques dos Estados Unidos (até porque os treinadores de lá realmente amam as baleias) e sim pensar em como manter esses animais em cativeiro não é nem um pouco saudável para eles. Algumas cenas do filme são de partir o coração, sério..

O documentário é um must see. Deixei aqui um link para quem quiser assistir online e com legendas. O filme chega em DVD em Março.

Anúncios

4 comentários sobre “O Documentário Blackfish

  1. Para mim, nenhum animal deve ser preso, tirando os domésticos. É muito triste ver que animais tão lindos, são presos assim, mesmo com todo o amor das pessoas que tratam elas. Parece ser muito interessante o documentário. Eu nunca fui no sea, e nunca tive vontade, não gosto de espetáculos com animais desde que fui a um circo quando criança. Muito bom o post, uma pena que existem pessoas que nem leem o que você escreveu. Beijinhos, e eu adorooooooooo aqui e acho seu quarto lindo <3

  2. Nossa, adorei a dica! Eu assisti uns episódios de uma série chamada Wale Wars do Animal Planet que mostra justamente a caça às baleias e é muito triste. Eu tenho uma crise grande com isso porque tenho vontade de ir ao zoológico, mas acho triste ao mesmo tempo…
    Enfim, eu acho que essas pessoas podem continuar amando os animais, mas de outra forma….

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s