Receita: Pão de Queijo Fit (Pão de Chia)


IMG_44296

Desde que eu comecei a fazer dieta, várias mudanças ocorreram na minha alimentação! O principal mecanismo para esse novo estilo de vida foi (e continua sendo) a troca de alimentos. Por incrível que pareça, a dieta “restritiva” não me privou tanto de comer coisas gostosas, pois trouxe alternativas mais saudáveis e tão saborosas quanto aquelas que acabam possuindo bem mais calorias! Como realizar essa mudança? Bom, fazendo uma troca nos ingredientes por exemplo!

A receita de hoje foi a minha nutricionista que me passou e é uma alternativa saudável a uma das maiores delícias brasileiras: que é o pão de queijo! A troca de alguns ingredientes faz com que o alimento fique menos calórico, com mais benefícios pra saúde e com o sabor muito próximo ao do original! Como fã de carteirinha de pão de queijo, posso confirmar que o resultado fica ótimo e parecido com um pão de queijo convencional. Só que claro, bem mais saudável! Bora ver essa receita? obs: chama pão de queijo fit mas não leva queijo haha, é só pela aparência mesmo ;)

IMG_4777420

Os ingredientes utilizados são:

  • 400g de batata doce cozida e amassada (a foto acima tem mais de 400g, por isso peço pra vocês medirem certinho senão fica “massudo” demais);
  • 400g de polvilho azedo;
  • 90ml de azeite;
  • 10ml de água (esqueci de tirar foto hehe);
  • 2 ovos;
  • 1 colher de sopa (cheia) de semente de chia;
  • Sal e temperos à gosto (não deixe de colocar sal!!)

Modo de preparo:

Estando a batata doce já amassada, misture ela ao polvilho azedo. Recomendo ir de pouquinho em pouquinho, ou seja, jogue um pouco de polvilho, misture, depois mais um pouco, misture (…) pois é bastante polvilho e ele tende a soltar um pó na sua cara quando você joga de uma vez (experiência própria hahaha). Depois que eles estiverem misturados, acrescente o azeite (também de pouco em pouco) e siga misturando com as mãos. Essa é bem aquela hora da “mão na massa” mesmo, viu? haha. Depois acrescente a água e os ovos, e misture bastante até a massa ficar bem consistente. Em seguida, jogue a semente de chia, sal e temperos (este último, se quiser). Faça bolinhas e leve ao forno (pré aquecido 180ºC) por uns 40-45 minutos, mas recomendo ir dando aquela olhadinha de vez em quando pra acompanhar e experimentar! O pão não tende a ficar muito douradinho como o pão de queijo normal, tá?

IMG_4428883

DICAS: Esse pão de queijo é muito bom com recheio, por isso você pode optar em prepara-lo sem nada e depois de pronto colocar peito de peru, ricota (ou qualquer outro recheio que te agrade), como também pode colocar frango desfiado/cottage, por exemplo, dentro das bolinhas antes de serem levadas ao forno. De qualquer maneira escolhida, o resultado fica bom :)

Paula, ODEIO BATATA DOCE, NÃO QUERO FAZER ESSA RECEITA!! Calma meu filho! E quem disse que fica com gosto de batata doce? haha. Lógico que, para mim, se tivesse o gosto da batata doce, ia ser bom demais porque eu amooo rs, mas a verdade é que não fica com o sabor da batata, principalmente porque o polvilho azedo está em grande quantidade e dá aquele toque que lembra o pão de queijo normal! É importante salgar o pão também viu, pois como a batata doce tem um gosto bem “fechado”, se você deixar de colocar um sal é capaz de não curtir o resultado. Temperos como cebolinha ficam bons também :)

Se fizerem a receita, compartilhem o que acham! Esse pão de queijo está na minha dieta como lanche da tarde (2 unidades por dia). Eu congelo eles e esquento um pouco antes de sair de casa e levo um recheio à parte para passar lá no estágio. Super recomendo ;D

PS: Confiram outra receita fit (bolinho de canela e cacau) postada aqui no blog! Não tá afim de receita fit? Bom..então confira essa receita de pizza de cookie bem gordice aqui também!! haha. Aqui tem de tudo, migos <3

Anúncios

3 comentários sobre “Receita: Pão de Queijo Fit (Pão de Chia)

    • É muuito gostoso e acho facinho de fazer! Fazer dieta é começar a aprontar na cozinha hauahha dessa vez deu certo pois o resultado do pão de chia é mto bom e mais saudável :D
      Beijus Carol
      Ps: não consigo acreditar em pessoas que dizem odiar batata doce, é TÃO BOM *-*

      • É verdade, eu amo coisas saudáveis, tenho umas paranóias, se eu comer muita bobagem posso ficar doente, haha. Meu marido não gosta de batata doce, não sabe o que está perdendo, haha.

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s